×
Administrador 10-22-2021 Notícias Jurídicas

Uma delegação de diplomatas chefiada pelo embaixador de Angola...

Integraram também a conselheiro diplomático, Maria de Lourdes Freitas, e a adido financeiro, Maria Odete Cristóvão, refere um comunicado de imprensa.

No espaço, localizado na cidade de Brisbane, capital de Queensland, na Mollison street, os diplomatas angolanos, ficaram admirados, pois, a decoração do espaço e a atmosfera em si, muito facilmente, fazia pensar que estava-se em um restaurante no Lobito, em Cabinda, no Luena, em Menongue, Sanza Pombo, Luanda, Malanje, Lubango, Porto- Amboim, Kuito-Bié, ou seja, estava-se literalmente em Angola.

Começava pela decoração do espaço, a indumentária dos responsáveis do Kizomba da Bwé, com a bandeira de Angola e as cores nacionais, os adereços nas paredes e não só, o próprio menú, ou seja, para quem não sabe, estar no espaço cultural do Kizomba da Bwé em Brisbane, Austrália, e estar no Cantinho da Tia Guida em Luanda, é igual!.

O recinto cultural, onde é dinamizada a iniciativa Kizomba da Bwé, é propriedade do cidadão espanhol Horácio Antón, que juntamente com a sua esposa, Magdalena Czeszejko, "Maddie", cidadã polaca, organizam duas vezes por semana, aulas de Kizomba.

O casal, conheceu-se em 2013, na Polónia, e foi naquele país, que nasceu a paixão conjunta pela Kizomba e por Angola, sendo que Horácio, esteve inicialmente em Luanda em 2018, regressando com a sua esposa em 2020, e igualmente, em 2024.

Presença habitual no Kizomba da Bwé, é a professora de dança francesa, Séverine Coulages, que igualmente possui uma escola de dança em Brisbane, onde ensina entre outras danças, Kizomba.

Séverine Coulanges, que há perto de 15 anos, é praticante "ferrenha" de Kizomba, esteve em Angola em 2024, com uma grande delegação ida da Austrália, em viagem de Tursimo Cultural, e aprendeu na Escola Pires Kizomba, em Luanda, o conceito de "Kizombada", assente em quatro princípios: Música, Povo, Comida, Dança.

Séverine e outros membros desta grande comunidade de Kizomba em Brisbane, vestiam camisolas da Escola Pires Kizomba, com o lema : "Kizomba dont sleep, Yes or Yes", destacando o dinamismo desta dança, Património do Povo angolano!.

A dj da casa, Bhavna, originária das Ilhas Maurícias, conhecida como "DJ Cue-T", ganhou o gosto pela Kizomba, do convívio com o casal Horácio e Maddie, e nos dois últimos anos, se tem especializado em Kizomba.

Desde 5 de Janeiro deste ano, este grupo de cidadãos do mundo, amantes de Angola, do seu Povo e da sua Cultura, promove a iniciativa "Kizomba de Rua, Brisbane", que junta centenas de pessoas em uma das principais artérias da baixa da Cidade, às tardes dos últimos domingos do mês, para dançar Kizomba.

Soube-se que de tempos em tempos, os promotores, convidam professores de Kizomba de Angola, Portugal e outras partes do mundo, para virem à Austrália, e ajudarem na massificação desta dança, cada vez mais internacional. A vinda de professores de dança, é uma das principais solicitações, pois, existe muita procura pelo aprendizado da Kizomba.

Devido às fortes semelhanças com os espaços culturais em Angola, o Embaixador António Luvualu de Carvalho, em gesto de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho dos promotores do "Kizomba da Bwé", na difusão da música e da cultura angolana, baptizou o local de "Little Angola", ou seja, Pequena Angola, para gáudio dos presentes.

A Embaixada de Angola na Comunidade da Austrália, prometeu regressar ao local, e nas próximas ocasiões, levar mais adereços e material de promoção da cultura angolana.

Submeter Comentário

Inscreva-se

Assine a nossa newsletter e receba notícias, artigos e atualizações jurídicas diretamente no seu e-mail.